quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Uma ilha... Um imaginário...


Ainda hoje, de madrugada parto em direcção à Ilha Grande.
Uma Ilha nos estado só Rio de Janeiro, apregoam ter paisagens paradisíacas e ao estilo da chamada mata atlântica, uma mata densa, bem verde e de rochedos embolados...

As minhas pesquisas apontam o seguinte...
"A exemplo do Rio de Janeiro, que foi baptizado em 1º de Janeiro de 1502, quando o chefe da primeira expedição exploradora, o navegador André Gonçalves, supôs ser, a baía da Guanabara , a desembocadura de um grande rio, baptizando-a Rio de Janeiro, a baía da Ilha Grande, também foi confundida, pela mesma expedição, em 6 de Janeiro do mesmo ano.Navegando pelo o canal existente entre o continente e a Ilha Grande ( a expedição não imaginava ser uma ilha e portanto não foi baptizada ) , julgavam estar entrando em uma enseada. Ao chegar às proximidades da actual cidade de Angra dos Reis, verificou-se o engano: não era uma enseada (angra) mas, por ser o dia em que a Igreja Católica comemora os Santos Reis Magos, ficou a localidade baptizada como Angra dos Reis, embora a fundação oficial da cidade tenha se dado em 1608.Naquela época, a região era habitada por índios, que com o tempo foram sendo escravizados pelos portugueses que foram ocupando as aldeias existentes em locais onde hoje temos: Mangaratiba, Ilha da Gipóia (em frente a Angra dos Reis) e Paraty."

"São paisagens fascinantes. Oitenta e seis (86) praias de diferentes características, enseadas, rios, lagoas, cachoeiras, planícies, montanhas e picos espalhados em 193 km2. A intimidade entre a mata Atlântica e o mar é muito grande e os recantos paradisíacos são abundantes. Destacamos aqui vários lugares interessantes da Ilha Grande para visitação que podem ser alcançados por meio de barco ou caminhando pelas trilhas."

Expectativas são muitas... mas só domingo ou talvez segunda vos poderei mostrar com os meus olhos este recanto do globo.

7 comentários:

mafS disse...

Verini sabes o que me apetecia?



Aquela tua fotografia linda de morrer, com uma flor na cabeca...

Juro que era o que me apetecia, e ia ficar DELICIA aqui no teu blog eheheheheh.

xxx

Anônimo disse...

olá Verinha

Que linda baía e a areia tão branca.

Deve ser maravilhoso.

Cá esperamos a reportagem do teu passeio com ansiedade.

beijos grandes e saudades

Yia Tátá

R disse...

Verinhaaaa! Daqui Ritão! Viemos jantar a cs da besuga hj =) Fazes cá falta! vou deixar aqui uma vinhaça à tua espera... tenho muitaaaas saudades!!!! beijão

Verinha disse...

Querida amigas...
SAUDADES… de tantas coisas, eu tenho!

Tanto do velho quadro onde residia a antiga fotografia da saia de ganga e do top rosa-choc, como malmequer (de Foz-de-Arouce)...
Como dos nossos jantares...

E acima de tudo SAUDADES... das minhas amigas… de verdade!

Me aguardem porque em breve levarei as melhores receitas de caipirinhas e de batidas para os nossos jantares.
Mal posso esperar!

Em breve contarei mais sobre o meu fim-de-semana acrescido, descreverei a areia finíssima e branca, as trilhas para lá chegar e o quanto transpirei para poder valorizar devidamente as paisagens que vos mostro e que mais pormenorizadamente descreverei!

1Beijo a todos de...
Boa Noite! Durmam bem!

mena maya disse...

Verinha, pelo que nos mostras, a primeira impressão é de que estiveste no paraíso!!!
Que maravilha!
Essas são as coisas boas que ficam para sempre, venha o que vier depois...
Vive essa aventura com toda a intensidade, e partilha connosco esses bons momentos!
Um grande beijinho e cá fico , nesta Berlim a 5º, à espera de mais fotografias e relatos.

tia mena

besuguim disse...

Verinha!! Minha framboesaa... Apesar de nao me pronunciar tenho sido uma presença assidua desta amostra da tua aventura! =)também temos saudades e fazes falta!!! tu e essas caipirinhas que prometes =))) MIL BEIJINHOSSSS

Cristina disse...

EH!!!!
Realmente não há palavras...
Fico ansiosamente à espera dos pormenores... Cá estarei para ver....

Fica bem.
CM