segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Nem todo o dia é dia Santo!


Domingo...
Dia do Senhor, dia Santo!

O Rio de Janeiro transforma-se... Ipanema e principalmente a Avenida Vieira Souto, junto ao calçadão, começa assistir ao habitual fenómeno da densificação.
Estranhamente menos automóveis, mas mais bicicletas, skates, patins, patinetes, ténis e muitos outros meios de transporte alternativos.

Diferentes "habitus" encontram-se, confrontando gostos e estilos de vida.
Aquilo a que já me acostumei de facto tem muito por analisar.

A praia enche ao ponto de não existir espaço para estender o páreo, e num amontoado de gente, de cores, de cheiros (ou do espetinho, ou do queijo coalho, ou do sucolé, ou do picolé, ou até mesmo do mate), de sons (ou do vendedor de abacaxi, que assusta todas as meninas com gritos inesperados, ou do Sr. da mousse, que grita: "Não sou eu quem diz é o povo quem fala… o seu muuusse é o melhóoo!")


E pensar que muitas das caras presentes nesta área são trabalhadores, e que como algumas das minhas amigas, passam uma semana ansiosas por sol, água salgada, reencontrar os amigos e viver esta cor, estes cheiros , estes sons e estas imagens. São muitos os dependentes destas tendencias irreversíveis no "País tropical".
A rotina domingueira passa por acordar, calçar uns tenís e ir até ao calçadão passear, correr, ou como eu mais gosto, andar numa velha bicicleta...parar para beber uma água-de-côco e mais tarde mergulhar no mar de gente do posto 9, junto à barraquinha do Coqueirão.
Dar muitos mergulhos e sentir o sal....(mais para portugueses que para brasileiros).
As garotas espalham-se pela beira mar e grupos masculinos jogam voleiball nas redes do areal, mais perto do calçadão.
As garotas alocam cadeiras de praia, quase espreguiçadeiras e os garotos sentam-se directamente no chão que pisam, a areia.
Ao fim da tarde é sempre bom passar na feirinha hippie da Praça General Osório (onde todos os dias apanho a van que me leva à faculdade, mas que ao domingo é invadida por artesãos). Encontram-se coisas fantásticas na feirinha, desde uns peões artesanais, mas bem sofisticados, aos mais diversos pintores, à senhora que vende uns lindos chapéus em diferentes padrões em sarja ou até à família baiana que vende doçaria tradicional (como o Quindim).
Ao anoitecer regressa-se a casa e para complementar o dia vai-se à casa rosa, comer uma das melhores feijoadas brasileiras da cidade (com uma farofa bem crocante) e dançar um sambinha ou um forró.
São dias preenchidos... de gente.. de cor.. de sons... de cheiros.. de imagens.. de diferenças... e também de gostos comuns.
Cariocas e Portugueses vivendo a mesma cidade são assim!

14 comentários:

Anônimo disse...

verinha!finalmente!
vera estas linda com esse vestido branco!linda!
os teus textos são optimos, fico sempre com uma grande vontade de ir aí sempre que os leio ou venho ao teu blog...
aqui ja começa a sentir-se frio..
beijo a apartir de agora vou começar a dar noticias!
tininha(é só por ser para ti)

Anônimo disse...

olá Verinha

Adorei as fotos. São cheias de movimento. Fica-se com a cabeça a andar à roda

Até me arrepiei de ver o teu vestido porque como diz a tua amiga Cláudia, aqui já começa a estar frio

beijos grandes da
Tia Tátá

mena maya disse...

Verinha, que post fantástico!
Belas as meninas e as palavras.
Observações escritas com o coracão na ponta dos dedos a bater no teclado!

Até me assustei com os berros do Sr. da mousse e esses cheirinhos todos a entrarem-me pelas narinas, a mim que aqui estou em Berlim, já com temperaturas de inverno lisboeta, onde o sol quando faz o favor de brilhar já não aquece...
Foi bom sim, este calorzinho vindo daí!
PARABÉNS!
Vai em frente, queremos mais!

Aquele abraço,
tia mena

Verinha disse...

Para quem está tão longe...os comentários são sons que nos abraçam tanto!
Obrigada!..
(A quem dá a cara e a quem não dá!)

Cristina disse...

Que inveja.... (inveja saudável)

Também quero sentir esses cheiros ver essas cores, ouvir esses sons... tomar esses sucos, que devem estar abençoados por deus...
Obrigado, por partilhares esses "habitus", para quando eu aí for estar atenta, bem atenta a tudo e todos.

Um grande Beijinho
CM

Cristina disse...

Verinha
Deixas-me colocar o teu sítio no meu "sítio"? acho que quantas mais pessoas virem o teu "sítio", mais longe chega. o teu talento.
Posso?
CM

Verinha disse...

Ahhhhhhhh..n acredito!!!
Permição?!!
Com certeza!
É um prazer..receber calorosos visitantes!

1 Beijinho Cristina

Verinha disse...

Ahhh e será que posso colocar o seu "sitio"?!

Beijo

Anônimo disse...

Com tantos elogios á Verinha, estou a ficar orgulhosamente confuso...
Será que sou pai de uma futura arquitecta... ou de uma inspirada escritora...

O Pai vigilante

Verinha disse...

Hmmm… resposta difícil, mas coerente...
Quem sabe?!!!
Até posso juntar a arquitectura à escrita e tornar-me uma grande teórica… Quem sabe?!!!
Prometo incluir no meu próximo post, uma coluna sobre Arquitectura.

Cristina disse...

Verinha

Claro que podes juntar o meu "sitio" aos teus.. É uma honra.
Espero que não tenhas apanhado nenhuma gripe, como a nossa Mafa....
Um grande beijinho
CM

mafS disse...

A Torcida Familiarrrrr

:D


Meu love

AMEI O TEU POST mas amei mesmo. E o vestido... Lindoooo

VERINHA A MAIOR BRASONEEEEE :D

Espero sonhar que estou contigo no Brasil bem no quentinho da praia :D

Muitas saudadinhas de Praia e de Mar, mas ainda mais saudades da Verinha do meu coracao.

Fazes parte da minha vida :D

LUV U

xxxxx

mafS disse...

GOSTEI DO COMENT DO TIO!!!

GRANDE BEIJINHO A TIA TAMBEM :D


Tenho imensas saudades das conversas e da companhia tao boa que sao os tios.

Grande beijinho e um abraco apertado

Mafalda

Anônimo disse...

Verinha! Que ótimo ver a sua visão do cotidiano brasileiro... sabe, ano que vem, vou imprimir esse texto e passar para os meus alunos quando estudarmos o Rio de Janeiro... pode ter certeza!
É muito prazeroso!
vou continuar por aqui lendo e lendo!!!
Beijo gande!