terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Da inkacola, ao cevichi ou as empanadas

Aterrei em Lima na noite passada.
Apanhei um taxi em direccao a pousada recondada pelo guia, estranhamente ja nao existia.

(Em construcao...continuo mais tarde... esta um argentino a reivindicar minutos de internet)
Continuando...

Sorte a nossa que mesmo ao lado existia um hostel para mochileiros.

Nao tendo troco o taxista, mal chegamos, pedimos logo que nos trocassem dinheiro. Uma menina simpatica resolveu o problema e ainda nos deu um quarto exclusivo ( pois era uma cabana de madeira no quintal) para duas pessoas, camas grandes e colchoes rijos, coisa onde ha muito nao experimentava, soube bem!

Pela manha desayunamos um te e um pao com mantequilla, na companhia de um brasileiro, que no dia anterior virou lagosta na praia em Miraflores.

Em seguida partimos num colectivo para o centro da cidade, o onibus parecia ter saido de um filme da segunda guerra mundial, mas bem mais enfeitado, com um pequeno santuario e uma grande imagem divina, em suma, um rico primeiro contacto com os locais.

Bajamos na Plaza de Armas de Lima e estranhamente comecamos a ser perseguidas por assubios e piropos desmedidos, seria pela nossa pele branca e cabelo claro?!

Entoavam buzinas e piropos, taxis e pessoas em ruas limpas e coloridas, mas aos meus olhos a abstinencia de limpidez era tao grande que o sfumato se acentuava, nem o sol o impedia de dizer que estavamos numa zona seca e arida. Como pano de fundo via-se um monte com uma grande cruz e o desenho do simbolo da nacao.

Caminhamos, entramos no mosteiro de Sao Francisco, visitamos as catacumbas, vimos cadaveres e muito mais, mas sempre com a maldita mancha cinza a perturbar a visao.
Lima julga-se perigosa, nao o senti!
Passamos por uma pequena feira nos jardins da universidade... um corandeiro gritava palavras de fe e de ordem, levando injenuos a pagar por uma consulta que prometia descrever o passado, presente e futuro. Sera possivel?
Deambulando, ansiavamos ver o mercado municipal. Que frutas comeriam? Perguntavamo-nos... Sim, a variedade era reduzida.

Ainda deu para visitar o bairro Chines e pelo caminho provamos a inkacola (bebida tipica, engarrafada, com sabor a gelatina, de cor amarelada e gazeficada), as empanadas de pollo (com o chilli e sumo de limao), o cevichi (prato tipico de peixe em vinagrete de limao, com cebola e batatas cozidas com um molho inidentificavel), sabores que nao vou esquecer e que ate agora guardo na boca.
Por fim voltamos a Miraflores, para descansar na nossa acolhedora casa, o hostel.
Amanha, pela manha vou provar o Pacifico e mais tarde apanho o autocarro, que passa por Nasca (zona onde misteriosamente apareceram desenhos geometricos em plantacoes, de tamanho incalculavel), e que me levara a Cuzco, a cidade mais perto de Machu Pichu.

Dentro de dois dias poderei voltar a dar noticias e a contar aventuras.