quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Carnaval de samba, festa e fantasia

CIDADE MARAVILHOSA

"Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil
Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil
Berço do samba e das lindas canções
Que vivem n’alma da gente
És o altar dos nossos corações
Que cantam alegremente
Jardim florido de amor e saudade
Terra que a todos seduz
Que Deus te cubra de felicidade
Ninho de sonho e de luz"
( André Filho 1934)
"Bahia é luz
De poeta ao luar
Misticismo de um povo
Salve todos orixás
Quem me mandou
Estrelas de lá
Foi são salvador
Pra noite brilhar
Mangueira!
Jogando flores pelo mar
Se encantou com a musa
Que a bahia dá
Obá berimbau ganzá
Ô capoeira bis
Joga um verso pra iaiá
Caetano e gil ô
Com a tropicália no olhar
Doces bárbaros ensinando
A brisa a bailar
A meiguice de uma voz
Uma cançãoNo teatro leão
Bethânia explode coração
Domingo no parque amor
Alegria alegria eu vou
A flor na festa do interior
Seu nome é gal
Aplausos ao cancioneiro
É carnaval é rio de janeiro
Me leva que eu vou
Sonho meu bis
Atras da verde-e-rosa
Só não vai quem já morreu"
(Mangueira 1994)
AURORA
"Se você fosse sincera
Ô ô ô ô Aurora
Veja só que bom que era
Ô ô ô ô Aurora
Um lindo apartamento
Com porteiro e elevador
E ar refrigerado
Para os dias de calor
Madame antes do nome
Você teria agora
Ô ô ô ô Aurora"
(Mário Lago-Roberto Roberti, 1940)
CACHAÇA
"Você pensa que cachaça é água
Cachaça não é água não
Cachaça vem do alambique
E água vem do ribeirão
Pode me faltar tudo na vida
Arroz feijão e pão
Pode me faltar manteiga
E tudo mais não faz falta não
Pode me faltar o amor
Há, há, há, há!
Isto até acho graça
Só não quero que me falte
A danada da cachaça"
(Mirabeau Pinheiro-Lúcio de Castro-Heber Lobato, 1953)
A JARDINEIRA
"Ó jardineira porque estás tão triste
Mas o que foi que te aconteceu
Foi a camélia que caiu do galho
Deu dois suspiros e depois morreu
Vem jardineira vem meu amor
Não fiques triste que este mundo é todo seu
Tu és muito mais bonita
Que a camélia que morreu"
(Benedito Lacerda-Humberto Porto, 1938)
MAMÃE EU QUERO
"Mamãe eu quero, mamãe eu quero
Mamãe eu quero mamar
Dá a chupeta, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebe não chorar
Dorme filhinho do meu coração
Pega a mamadeira e vem entrá pro meu cordão
Eu tenho uma irmã que se chama Ana
De piscar o olho já ficou sem a pestana
Olho as pequenas mas daquele jeito
Tenho muita pena não ser criança de peito
Eu tenho uma irmã que é fenomenal
Ela é da bossa e o marido é um boçal"
(Jararaca-Vicente Paiva, 1936)
ME DÁ UM DINHEIRO AÍ
"Ei, você aí!
Me dá um dinheiro aí!
Me dá um dinheiro aí!
Não vai dar? Não vai dar não?
Você vai ver a grande confusão
Que eu vou fazer bebendo até cair
Me dá me dá me dá, ô!
Me dá um dinheiro aí!"
(Ivan Ferreira-Homero Ferreira-Glauco Ferreira, 1959)
SASSARICANDO
"Sassassaricando
Todo mundo leva a vida no arame
Sassassaricando
A viúva o brotinho e a madame
O velho na porta da Colombo
É um assombro
Sassaricando
Quem não tem seu sassarico
Sassarica mesmo só
Porque sem sassaricar
Essa vida é um nó"
(Luiz Antônio, Zé Mário e Oldemar Magalhães, 1951)
Espero que agora possam sentir um pouco do ritmo vivido nos ultimos dias, em cada um dos bloquinhos de rua por onde passamos.
Muito carnaval, muito samba... por de mais!
Que um dia também possam viver este carnaval... Voltar ao Rio neste periodo é um ponto assente!

12 comentários:

mena maya disse...

Verinha,

esta colagem está o máximo!!!!

Cheia de alegria, beleza e cor!!!

As letras da musiquinhas trazem o gosto do Carnaval a sério!

Foi mesmo de arrebenta!

Um beijinho grande e agora "esfria" essa cabeça, menina...

Maggui disse...

Finalmente vejo k tas em altas!!ja n era sem tempo!!continua!... GRANDE BEIJOOOOO ta quaseeeee=)
sem duvida tens d voltar ai (cmg)p esse Festãoaoaoaoaoao!!!!!

Anônimo disse...

UAUUUUUU verinhaaaa quantas fotos! Estoy mirando que estas a passarlo bien! hehehe beijaooo da ursy

mafS disse...

Q U E A R R A S O ! ! !


LINDAS! LINDAS LINDAS!!!!!!


Amei! :D

Beijinho enorme! Espero que o carnaval tenha sido tudo isto e muito mais :)

beijinho enorme

Anônimo disse...

o maximo!os fotos estão lindas!!e tu verinha estas linda!
e tu sabes..eu adoro aquele vestido!!!!!!!

beijinho

Anônimo disse...

Olá Verinha

tenho vindo aqui visitar-te sempre na esperança de ver coisas novas.

Estou viciada nas fotos que có pões e nas coisas que escreves.

Fazem-me sentir aqí também!

Adorei as canções e o engraçado é que sabia a letra da maior parte, já de há muitos anos!

Que grande dinossaura eu sou!!!!

beijos desta tia postiça que te adora

Tátá

mena maya disse...

Verinha,
conheces a escadaria de Selerón, aí no Rio?
beijinho

Verinha disse...

Tão bom...
Gosto tanto dos vossos comentários, estou viciada também!

1Beijinho muito grande a todas...
Uma vez que apenas se ouvem vozes femininas, por aqui.

Verinha disse...

Ahhh... Tenho uma imagem da escadria tia Mena, mas sinceramente ainda não a cruzei.
Vou investigar!
Mal tenha informação, partilho.

Obrigada por todas as dicas

mena maya disse...

Verinha,

perguntei porque foi apresentada uma foto dela a representar a palavra Desassossego no concurso do FotoDicionário no PPP e fiquei curiosa.

beijinhos e cá fico à espera da reportagem!

mena maya disse...

Sorry Verinha, aqui vai o link certo:


PPP

Fabíola disse...

Pah tenho a dizer que falta aqui uma musica que não é bem de Carnaval mas que nos acompanhou durante os dias que antecederam o festejo...
uhmm será qq coisa como...
"Eu bebo sim... Estou vivendoo tem gente que não bebe e está morrendo Eu bebo sim!"
Até eu bebi... lolol