sexta-feira, 11 de julho de 2008

Sopro de vida

Um lista de objectivos, durante a época de exames, exigiu de nós alguns compromissos.
Um dos itens riscados foi o de subir a Pedra da Gávea.
Quarta feira, depois de um curto dia de trabalho no atelier, mais uma vez mexendo na futura biblioteca do Complexo do Alemão, corri para casa para preparar a mochila que traria lá de cima preciosas imagens da cidade do Rio de Janeiro.
Um guia com dois amigos, uma Van até ao ponto de cota 0, umas boas pernas, água e uma boa dose de respiração eram essenciais à minha sobrevivência.
Em 15 minutos, mal conseguia entrar o oxigénio da Floresta da Tíjuca, mas pouco a pouco o metabolismo progrediu, mal se avistou a parede de escalada, tudo se recompôs... pé ante pé, pulando raízes centenárias e escorregando em formações calcárias, o mais desejado era chegar ao topo da pedra chanfrada, a 814m de altitude, que diariamente avistamos da Lagoa Rodrigo de Freitas e que ao longo de um ano foi desejada.
Já próximo do cume e com o sol a pôr-se sobre a serra da Vagem Grande (Barra da Tíjuca), a adrenalina cresceu ao ponto de fazer recuar e valorizar cada segundo em terra firme, sobre a horizontal... naquele momento qualquer brisa arrastaria o lado psicológico ao abismo... havia que acreditar e fazer valer a coragem e a força de querer superar mais e mais obstáculos.
E ai... sem mais nem menos, o Céu era nosso... era de que quem teve a audácia de arriscar e brincar com a sorte! Surpreendente!


10 comentários:

marta disse...

É NÓÓÓÓS!!!
(dêem-me umas pernas novas)

Fabi disse...

Nunca me canso de ler os teus escritos minha menina...
Vou ser a primeira compradora de um livro que um dia irás editar (com direito a autografo personalizado, vá, nunca faremos a coisa por menos!)
Remetes-me sempre para essa cidade mágica como que por momentos também voltasse a pisar essa terra e olhar nos olhos dessa gente.
Bate saudade ao ver as fotos, há flashes que me vêm à mente mesmo nao tendo cnsguido cumprir topicos da minha check list como subir a Pedra da Gávea!

Beijo enorme pa todos!(E pos da casa também! Haja pernas resistentes!!!)

Anônimo disse...

que bom Vera, que bom que é vêr o enorme prazer que tiras de tudo o que fazes nessa terra maravilhosa,
e não te esqueças que passado é história futuro é mistério e presente é dádiva. Aproveita-a.
beijos "tia Paulicha"

mafS disse...

que orgulho kiki!!!!



muitos beijinhos e um suco de kiwi para repor os niveis de potassio :P


adt

mena maya disse...

E assim se aprende a arriscar e a ultrapassar obstáculos e a conhecermo-nos um pouquinho mais!

Parabéns verinha, pelo feito e pela escrita!

Beijinhos.

P.S.Estou quase de partida...

Verinha disse...

Tita! Quero novidades de Tugal!Como foi essa chegada...

Fabs... nada de exageros!
Beijinhos com muitas saudades!

Tia Paulicha... Ohhh, como gosto de receber noticias... a fofa agora esta pela Bahia, em precisamente Itacare (uma praia LINDA!) Ia gostar!
Muitos muitos beijinhos, com saudades tambem! Ja falta pouco!

Fafa, devia ter sabido do Kiwi mais cedo, tanto que me doeram as pernocas!
Beijo

Tia Mena... Coragem ou perfeito disparate!Nao sei!
Agora falando de partidas, a que se refere.

Beijinhos MUITOS
Dia 25 estou ai meus bens!

Anônimo disse...

minha fofa tanto que eu gostaria de estar no aeroporto de faixa " Veroska só há uma a minha e mais nenhuma" de ramo de flores de lágrimas nos olhos, enfim... mas nessa altura estou precisamente no meu paraíso "Travancinha". Prepara-te para a minha chegada...

Anônimo disse...

Olá Verinha

Como notaste não pude ir ver-te à tua chegada. TRABALHO!!!!!!!

Espero que tudo tenha corrido bem e que já estejas a matar saudades de todos.

beijos grandes

Verinha disse...

Tia Tata...

Lembrei-me tanto de si!
Ainda esperei uns 15 minutos, mas calculei que tivesse havido algum incidente...
Mal assente e Lisboa, ligo e se necessario passo lá popr casa para pormos a conversa em dia!

Beijinho muito grande
Verinha

mena maya disse...

Bom Ano Verinha!

Beijocas
tia mena